top of page

Chumbe - Faixa para o ventre na medicina feminina na América Latina

Atualizado: 3 de dez. de 2019



A Chumbe é uma faixa que tem objetivo de esquentar o útero e proteger os campos energéticos uterinos . Ela traz um acolhimento como um abraço da deusa, e dispersas as energias frias. É ideal para períodos menstrual e pré-menstrual, e também momentos de tristeza e melancolia.

Encontramos as faixas para o ventre em muitas culturas com saberes ancestrais femininos. Uma característica especial da faixa andina é ter ervas em seu interior, que soma as energias das ervas escolhidas à medicina do quente que o calor da faixa fornece.

O tecido deve ser quente e envolver todo ventre. Deve ser feito com intenção e meditação de cura e acolhimento. É um objeto de força que pode ser passado de geração à geração. Detalhes, cores e tecido ficam à escolha pessoal. Aqui nossa Chumbe foi feita com feltro, 2 metros comprimento e 15 centímetros de largura.

A medicina do frio e do quente é muito importante dentro da medicina indígena de Abya Yala. Esquentar o útero com ervas quentes e tecidos é um conhecimento ancestral para tratar doenças de frio no útero como cólicas, miomas e depressão.


Quer aprender a fazer sua Chumbe? Quer conhecer melhor a ginecologia natural e a medicina do frio e do quente? Quer levar uma vivência para compartilhar este conhecimento em algum espaço? Entre em contato para cursos e vivências pelo e-mail aondenatural@gmail.com

Por Cristina Roseno - Terapeuta Holística, indígena e pesquisadora da Racionalidade Médica dos Povos Originários e Tradicionais. Fundadora do Nearmepot e Aondê Natural


366 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page