top of page

Cisto de Bartholin e Bartholinite: saiba como é o tratamento através da Ginecologia Natural Holístic

Se você tem um cisto próximo da entrada da vagina pode ser que você tenha um Cisto de Bartholin, o que é algo comum de acontecer nas mulheres e muitas vezes somem sozinhos. Para entender o que é o Cisto de Bartholin e a Bartholinite é importante entender o que são as Glandulas de Bartholin:


As glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores são glândulas alojadas na parede vaginal, duas, com função de efetuar a lubrificação do canal vaginal, preparando-o para o ato sexual. Possuem um tamanho aproximado entre 0,5 e 1,0 cm e estão localizadas profundamente na entrada da vagina . (Wikipédia)


Nestas Glândulas existem dutos por onde passam o líquido da lubrificação vaginal. Os cistos se formam quando há uma obstrução destes canais por onde passam os fluidos. São duas Glândulas uma em cada lado da vagina. Se não houver cistos estas glândulas são imperceptíveis. Os cistos de Bartholin não causam dor, mas o problema maior é quando estes inflamam por contaminação bacterianas, causando inflamações, inchaços, secreção de pus, muita dor, e até febre.


Na Ginecologia Natural, que é uma terapia holística, a Terapeuta costuma orientar tratamentos com argila e banhos de acento quente para drenar o líquido, fitoterapia com ervas antibióticas e anti-inflamatórias, alimentação anti-inflamatória, ervas para aliviar a dor e outros recursos naturais para tratar os sintomas.


Porém, além de tratar todos estes sintomas que a Bartholinite pode causar, na Ginecologia Natural existe uma abordagem das causas emocionais da doença. A doença quando não investigada a causa pode se tornar recorrente. Cada mulher tem um universo particular, e as causas não são todas iguais, mas existe um caminho para esta investigação.


O elemento água representa emoções, se um líquido está sendo impedido de fluir em nosso corpo, de acordo com a psicossomática este sintoma pode estar relacionado à um bloqueio na expressão de emoções e sentimentos. Neste caso pode estar relacionado à dificuldade de se expressar sobre sentimentos relacionados à sexualidade já que a glândula produz lubrificação vaginal, diretamente ligada ao prazer sexual. Claro que a Terapia é individualizada, e a abordagem clínica da Ginecologia Natural é composta por um foco na investigação e orientação da partilhante à autoanálise e autoconhecimento para a superação de bloqueios que ela nem mesmo conhecia.


Dentro desta abordagem, as Limpezas de Memórias Uterinas são muito importantes para revelar o que está nas sombras que deve ser trabalhado. Desta forma a prevenção é também uma abordagem da Ginecologia Natural baseada no autocuidado e autoconhecimento.


Finalizo com 5 dicas para prevenir o Cisto de Bartholin e a Bartholinite:


1- Mantenha o diálogo aberto e verdadeiro sobre os seus sentimento com e parceire sexual! A medida que os sentimentos forem expressados e resolvidos o fluxo dos fluidos das glândulas irão se manter livres!


2- Evite usar calcinha e se usar use de algodão. Isto vai ajudar a vulva respirar e previne a proliferação de bactérias.


3- Faça banho de acento quente periodicamente com ervas como barbatimão e camomila para prevenção de infecções.


4- Não use sabonetes íntimos, eles destroem nossa flora vaginal que nos protegem de bactérias.


5- Pratique a masturbação! Se você souber exatamente o que gosta será mais fácil a comunicação na hora do sexo à dois.


2.467 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Weverson Souza
Weverson Souza
Dec 14, 2021

A primeira das cinco dicas contém um erro de escrita no português, isso dificulta o entendimento e a seriedade do que o assunto trata.


Tirando esse detalhe, o artigo será de bom valor.

Like
bottom of page