top of page

Ervário da Coruja: Mil-Folhas

Você conhece a popular Mil-Folhas também conhecida como Novalgina entre outros nomes populares? Saiba mais sobre esta planta muito querida da fitoterapia brasileira!



Mil-EM-RAMA (Achillea Millefolium). Nomes populares: novalgina,

mil-folhas, mil-folhada, erva-do-carpinteiro, milefólio.

Na Ginecologia Natural podemos utilizar a Mil-em-rama para cólicasregular o ciclo menstrual, debilidades da bexiga, hemorróidas, abaixar febres, incontinência na urina e menstruação abundante ou escassa. Em uso interno fazer infusão com duas colheres da planta para 1 litro de água. Podemos usar toda a planta. Pode ser usada em vaporizações uterinas para ajudar a passar por transições biológicas e psíquicas.  Fitoenergéticamente: Estimula as pessoas a falar o que está trancado, resolver as coisas na hora, melhora a objetividade, o timbre de voz, melhora a comunicação. Energia Yang. Atua no  5° chacra.  Na fitoterapia é contra-indiciado o uso interno durante a gestação e pessoas alérgicas à esta planta.


Ela é super fácil de plantar, gosta de Sol , e precisa de bastante espaço porque se espalha fácil. Eu também uso bastante para baixar febre aqui em casa.


Compartilhe com aquela sua amiga que tem cólica, ela pode ter um pezinho desta planta no quintal e parar de consumir analgésicos de farmácia! Mas lembre-se que cólicas menstruais, como já abordei aqui, não é normal!! Pode ser endometriose ou outra doença ginecológica.

Pode também ser causado por uma má aceitação nossa em relação ao nosso ciclo, por isso que muitas mulheres que começam a regar plantas com o sangue menstrual deixam de sentir cólicas. Pois é, mistérios da mãe natureza.


Até o próximo post sobre ervas e autoconhecimento na ginecologia natural holística e naturopatia!


Referencias : BALBACH, Alfons. “As planas curam” 1993. GIMENES, Bruno J. “Fitoenergética – A energia das plantas para o equilíbrio da Alma”



120 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page