top of page

Métodos Contraceptivos Naturais - Percepção da Fertilidade

Falando sobre métodos naturais contraceptivos ou métodos não hormonais, vou começar então a falar sobre métodos que funcionam muito bem em conjunto: percepção de fertilidade, os métodos de barreira , e também alguns chás que nos auxiliam no caso do atraso da menstruação ou para regular o ciclo menstrual - que são muito eficientes se você realmente conhece o seu ciclo e sabe se o seu ciclo está atrasado há no máximo 10 dias para melhor eficiência dos chás emenagogos para o fim de contracepção.

Eu vou começar falando aqui sobre a percepção do ciclo menstrual como a nossa base para poder ter sucesso em nossos métodos contraceptivos naturais auxiliares. Para você ter realmente um conhecimento mais aprofundado sobre o seu ciclo, existe o Método de Ovulação Billings e Sintotérmico. Estes métodos proporcionam autoconhecimento a partir da observação do corpo e das sensações que o ciclo causa em você. Através da observação você sabe quando está ovulando e assim pode tomar os devidos cuidados para a contracepção de forma natural.

Você pode utilizar este método anotando as informações, pode ter uma profissional que vai te ajudar como algumas terapeutas em ginecologia natural que têm conhecimento sobre o assunto, consultoras de fertilidade ou mesmo aplicativos como o kindara e o natural cycles. Então tem como utilizar este método para todos os gostos!

Particularmente eu prefiro anotar, independente de usar app, porque caso você fique sem a tecnologia você mantém seu controle com você. Você pode fazer uma tabela, diário/agenda ou mesmo em sua mandala menstrual as anotações que falarei aqui.

Então vamos aos métodos:

Bom primeiramente vou falar do Método de Ovulação Billings. Este método é uma técnica natural que tem como objetivo identificar os períodos férteis e os inférteis da mulher a partir da observação do muco cervical ( muco, corrimento ou do fluido que sai do seu colo do útero durante todo seu ciclo) que pode ser identificado logo na entrada na vagina, sendo possível assim planejar ou evitar uma gestação. Você vai colocar seu dedo indicador, médio ou os dois dentro do seu canal vaginal até tocar o seu colo do útero (cérvix), o qual você pode sentir parecido com a ponta de um nariz se estiver duro ou lábios se estiver mole.

Para você que nunca viu colo do útero eu acho bem interessante o uso de um espéculo descartável, aparelho que pode ser adquirido pela internet, que é usado em consultas ginecológicas e colocado dentro do seu canal vaginal para poder ver o colo do útero. Se você tiver um desse pode sempre olhar o colo do útero . Você pode até observar se tem algum corrimento estranho, como está a aparência e saber como ele é. Com espelhinho você consegue ver. Pode colocar o seu dedo lá dentro e sentir se ele está duro ou mole, aberto ou fechado, e se ele está alto, médio ou baixo. Essa é a percepção do seu colo do útero:



(Imagem: Violeta Cup)


Você pode tocar diariamente o Cérvix e anotar a sua percepção numa agenda, anotar na sua Mandala Menstrual, no aplicativo ou mesmo numa tabela em Excel, uma planilha que você possa colocar todos esses dados cotidianamente do mês inteiro. Outra coisa que você vai observar é que sai corrimento durante todo seu ciclo e nessa dança hormonal que acontece existe uma diferença de fluido(muco). Tocando seu colo você vai perceber no seu dedo, na calcinha ou ao fazer sua higiene, a diferença do muco. Então existem dias que você vai ver que tem pouco fluído e muito fluido, com texturas diferentes: Cremoso, pegajoso, líquida, transparente, leitosa, consistência de clara de ovo e transparente.... e também o gosto: ácida, salgada ou azeda é sinal que está no período infértil, e doce é período fértil. Isso tudo você vai observar e anotar, sem nojinho!.

Veja a imagem:



Outro Método Complementar de percepção é o Método Sintotermal o qual você vai anotar os sintomas físicos e emocionais que você sente durante o ciclo e a temperatura basal, vai te dar uma noção mais exata de quando você está ovulando. Este método é baseado na alteração térmica corpórea ocorrida com a ovulação por aumento da progesterona. A utilização da curva da temperatura basal (CTB), para fins contraceptivos, pressupõe uma disciplina rigorosa na tomada da temperatura, diariamente, nas condições basais.

A nossa temperatura muda durante o ciclo e quando você está ovulando ela tem um pico de temperatura. Só que essa temperatura é muito Sutil, é uma questão de um grau durante todo ciclo é por isso que é utilizado um termômetro basal (de 4 dígitos). Em vários sites de compra na internet vende este termômetro .




Você deve medir a temperatura antes de levantar da cama, colocando o termômetro embaixo da língua ou na vagina. Isso é muito importante porque quando você se movimenta temperatura corporal muda. Também é importante verificar alguns fatores que podem fazer com sua temperatura mude para você colocar esse dado como temperatura duvidosa. Se você bebeu bebidas alcoólicas, se você dormiu pouco (menos de 6 horas), se você teve febre ou está com alguma inflamação, isso vai modificar a sua temperatura corporal.

Basicamente é isso: todo dia você vai medir sua temperatura pela vagina ou debaixo da língua, assim que acordar e anotar as informações.

Se você ronca ou dorme com a boca aberta pode alterar a temperatura pela boca, então o ideal seria medir pela vagina.

No mesmo gráfico, agenda, Mandala ou aplicativo você vai anotar os dados do método Sintotermal e Billings e você vai poder visualizar em um instrumento só. Na internet tem alguns gráficos em inglês e também você pode criar sua própria tabela. Nos aplicativos eles fazem a tabela automaticamente com gráficos. Sabendo exatamente quando você está ovulando fica muito mais fácil usar qualquer método contraceptivo natural ou engravidar se este for o desejo. Ou mesmo só para autoconhecimento.

Neste link você pode baixar um gráfico em PDF para preenchimento à mão!




Para quem já faz que faz mandalas menstruais para autoconhecimento, já sabe o que é mapear os sintomas físicos e emocionais durante todo o ciclo. Basta acrescentar mais alguns símbolos em sua mandala que corresponda à seu muco cervical e anotar também a temperatura. Você pode criar cores que correspondem à emoções e símbolos que correspondam a tudo que você queira inserir como outras percepções do colo do útero e como você se relaciona com as pessoas e com sua sexualidade por exemplo. Quando você tiver o segundo ciclo mapeado já vai ver que você tem um padrão de sintomas físicos (como dor em alguma região cólica ou alguma sensação corporal) ou emocional (fica mais animada, depressiva, reflexiva…) em todo o seu ciclo. Marque também a fase da Lua pintando as Luas no meio da mandala para ter uma percepção de como a Lua também influencia você.


Aqui tem uma mandala que você pode baixar em seu computador e imprimir. Clique na Imagem!



Escolha o melhor instrumento para perceber seu ciclo: mandala, aplicativo, consultora, planilha… mas o importante é começar porque este é um passo muito importante para começar a utilizar os métodos contraceptivos naturais com o máximo de segurança possível. E sim, existem mulheres que utilizam apenas os métodos de percepção de fertilidade como método contraceptivo e sua taxa de falha se feito corretamente varia entre 0,6% e 1,8%, utilizando métodos de barreira ou não transando em seu período fértil. Como o período fértil varia de 12 à 16 dias após a menstruação, estes métodos se diferenciam da tabelinha e trazem segurança porque é personalizado.


Em breve escreverei sobre os métodos de barreira, especialmente o diafragma!


Se inscreva no blog para receber nossas atualizações em seu e-mail!


Conheça nosso curso on-line "Fechando Ciclos: Limpezas Uterinas e a Ginecologia Natural", além de muitos outros conteúdos sobre ginecologia natural ainda tem um módulo só sobre métodos contraceptivos naturais! Clique aqui e saiba mais!


949 visualizações1 comentário

1 Comment


Monica Butler
Monica Butler
Sep 09, 2021

This was lovely, thanks for sharing this

Like
bottom of page