top of page

Vaporização Vaginal ou do Útero, você sabe o que é e para quê serve?

Atualizado: 14 de jul. de 2020


A vaporização é uma técnica natural ancestral de cura física e energética. A fumaça no lugar do vapor também é usada nas medicinas tradicionais ancestrais.


Hoje muito utilizada na Ginecologia Natural, é muito recomendada para tratar sintomas de útero com excesso de frio, cólicas e limpeza energética do útero.


  • É importante saber os efeitos fitoenergéticos das plantas utilizadas para se sentir mais segura em relação aos resultados que podem ser sutis, causar alterações de emocionais, físicos ou energéticos.


  • Muitas vezes podemos intuir qual planta precisamos, mesmo assim precisamos saber que as plantas são poderosas e precisamos estar abertas à processos de cura que podem mexer muito com questões de memórias uterinas por exemplo. Ela atua através da fitoenergia da erva, não é apenas informação da água.


  • A Fitoenergética não só propõe tratamentos alternativos de eficiência comprovada, mas também estimula a busca do conhecimento da causa geradora do problema, ou seja, a expansão da consciência. É a medicina vibracional das plantas.

  • O vapor leva até nosso campo as propriedades vibracionais das plantas que atuam nos nossos corpos sutis, atuando em padrões e memórias uterinas.

  • É uma Medicina Natural e Integrativa, não faz parte da Racionalidade Médica Alopática, por isso dificilmente você verá médicos alopatas reconhecendo a eficácia deste sistema natural de cura. Assim como a MTC e a Ayurveda, que também tem uma Racionalidade Médica focada nas causas das doenças, e no vitalismo, ela não atua no campo físico e sim energético.

  • Outra terapia que está presente na vaporização é a Aromaterapia. Quando fazemos um chá e abafamos por uns 10 minutos antes de beber observamos gotículas que ficam grudadas na tampa, já reparou? Estas gotas são óleos essenciais, que são voláteis e evaporam com o calor. Por isso tampar para não perdê-los. Na Vaporização o que chega na vagina e canal vaginal são os óleos essenciais das plantas. Aí que entra a Aromaterapia, que é uma Terapia Natural e Holística que alivia sintomas físico, emocionais e energéticos.

  • Além destas terapias existe outras que também tem a Vaporização como prática de aplicação, como a Fitoterapia e Hidroterapia. Todas estas terapias têm amplo estudo e bibliografia, e cada dia mais estas técnicas tem sido comprovadas através de estudos empíricos e científicos, mesmo que muitas pessoas que querem deslegitimar as terapias naturais digam que não por completa ignorância. Não é atoa que são recomendadas pela OMS e estão presente no SUS.

  • Importante dizer que a Vaporização Uterina é contraindicada para mulheres com inflamações e infecções na vulva/útero, gestante e que usam DIU (risco de sair do lugar).



Como fazer?


Faça um litro de chá de uma erva de sua preferência (eu indico Camomila para iniciantes). Antes de tudo prepare uma tigela que não seja de alumínio para despejar o chá. Se enrole com uma manta e utilize saia longa para que o vapor não escape. Fique de cócoras sobre o vapor, ou utilize um banco de vaporização.


Enquanto você faz a vaporização medite, e crie um ambiente propicio para meditação no espaço: use velas, incenso, música ou o que gostar para relaxar.


Não é necessário fazer a vaporização muitas vezes no mês, a menos que esteja fazendo um tratamento.


Para tratar doenças ginecológicos é importante um acompanhamento de uma terapeuta holística em ginecologia natural.


Falando nisso, caso tenha interesse em saber como escolher a ver certa para cada caso, convido você a conhecer meu Curso de Naturopatia Feminina.


Estou disponibilizando parcelamento no boleto bancário em até 12x ! E ainda é profissionalizante <3


Se você quiser saber clique aqui!


Sinta todo o poder da energia das ervas com esta medicina ancestral feminina.


Referências: Gimenes, Bruno J. "Fitoenergética: a energia das plantas no equilíbrio da alma"


283 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page